A Lenda de Ogum




















Segundo a lenda Ogum era filho de Iemanjá e Odùduà, irmão de Oxóssi e Exu. Ogum era calmo e tranqüilo, excelente caçador, ele que provia a casa de alimentos, pois Exu gostava de sair no mundo, e Oxóssi era contemplativo e descansado. Num dia, Ogum voltando de uma caçada, vê sua casa em chamas, cercada por guerreiros de outras terras, e seus parentes gritando por socorro. Ogum tomou-se de uma ira incontrolável, e sozinho derrotou todos os agressores, não deixando um só vivo. Dai em diante Ogum iniciou seu irmão Oxóssi na caça e disse a sua mãe: - preciso ir, tenho que lutar, vencer e conquistar, mas se em qualquer momento um de vocês estiver em perigo, pensem em mim, que voltarei para defendê-los. Assim Ogum partiu e tornou-se o maior guerreiro do mundo, vencia todos os exércitos.

3 comentários:

  1. Saravá! OGUM! Malê! Axé!

    ResponderExcluir
  2. Saravá! Sempre! Patakori OGUM! Sempre! Ogunhê Meu Pai! Sempre! Sempre! Bendito Orixá OGUM! Sempre! Todos Benditos OGUNS! Sempre! E, particularmente, o Meu OGUM! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Axé, Axé, muito Axé!

    ResponderExcluir
  3. G.E.N. (55a) = Oh! Sempre! Bendito, Forte, Poderoso, Grandioso, Generoso, Glorioso, Vitorioso! Sempre! Santo São Jorge! Sempre! Bendito Orixá Ogum! Sempre! Salve, Saravá, Namastê, Viva, Shalom, Ave, Patakori Ogum, Ogunhê Meu Pai, Motumbá, Kolofé! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de: coração, espírito, alma, por tudo de: bom (bem, ótimo, excelente, positivo, positivismo, positividade, sadio, salutar, são, saudável, útil, próspero), a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, por favor, que sejam afastadas de mim (de minha morada, de minha vida, de meu viver, de meus bens, de meus caminhos), só e tão somente, todas as pessoas: indesejáveis (más, ruins, péssimas, negativas, invejosas, ciumentas, falsas, inúteis, inimigas), a mim! Pra Sempre (Mesmo)! E, que sejam atraídas, a mim, só e tão somente, todas as pessoas: amigas (verdadeiras, reais, boas, úteis, desejáveis, positivas) a mim! Pra Sempre (Mesmo)! Assim Seja (Amém)! Assim Seja Feito (Sempre, Mesmo, Muito)! E, Nunca (Mesmo) Seja Desfeito! Axé, Axé, muito Axé!

    ResponderExcluir