Ogum é o temível guerreiro, destemido e implacável, vencedor das grandes batalhas e demandas. Deus do ferro, defensor dos oprimidos e desamparados, sempre comprando as causas dos indefesos. Orixá conquistador, Ogum fez-se respeitar em toda a África pelo seu carácter devastador. Foram muitos os reinos que se curvaram diante do poder militar de Ogum. Ogum é o dono das estradas, pois é um Orixá valente. Protetor dos policiais, ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com o ferro ou metais afins.

7 comentários:

  1. Salve! OGUM! Malembe! Axé!

    ResponderExcluir
  2. Oh! Sempre! Bendito, Forte, Poderoso, Valente, Corajoso, Iluminado, Sagrado! Sempre! Orixá Ogum! Sempre! Salve, Saravá, Ave, Patakori Ogum, Viva, Ogunhê Meu Pai! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Axé, Axé, muito Axé!

    ResponderExcluir
  3. Oh! Sempre! Bendito Orixá Ogum! Sempre! Todos Benditos Oguns! Sempre! Especialmente, o Meu Ogum! Sempre! Salve, Saravá, Patakori Ogum, Viva, Ogunhê Meu Pai, Ave! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Mais do que, Muitíssimo Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Axé, Axé, muito Axé!

    ResponderExcluir
  4. Oh! Benditos! Sempre! Santo São Jorge, Orixá Ogum, Oguns, e Meu Ogum! Sempre! Saravá! Sempre! Axe, Axe, muito Axe!...

    ResponderExcluir
  5. Oh! Benditos! Sempre! Santo São Jorge e Orixá Ogum! Sempre! Salve (Ave, Viva, Namaste)! Sempre! Saravá (Patakori Ogum, Ogunhe Meu Pai)! Sempre! Male! Sempre! Agradecimentos (Agradecido), Gratidões (Grato): demais, por tempo demais, por tudo de: bom (bem, ótimo, excelente), a mim! Sempre! Peço-Vos, que eu melhore (e muito mesmo, e tenha cada vez mais mesmo): Paz, Saúde, Proteções (muitas mesmo), a mim! E, Nunca mais (mesmo), eu caia em: tentações, vacilações, e Jamais (Mesmo), eu tenha recaídas! Assim Se Faça! Assim Seja! Amém! Axe!!!

    ResponderExcluir
  6. Oh! Gloriosos (Poderosos, Grandiosos)! Sempre! Santo São Jorge (Guerreiro Maior e de Maior), Orixá Ogum (e Seus Oguns)! Sempre! Saravá (Ogunhê Meu Pai, Patakori Ogum)! Sempre! Salve (Viva, Ave)! Sempre! Malê! Sempre! Agradecimentos (Agradecidíssimo, Agradecido), Gratidões (Grato), Felizmente (Graças)! Sempre! Por tudo de: bom (bem), a mim! Sempre! Peço-Vos que eu tenha bons (ótimos, excelentes): poderes (forças, energias), saúdes (vitalidades, vigores), proteções (muitos e cada vez, melhores e maiores), a mim! Sempre! Amém! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  7. Oh! Gloriosos (Poderosos, Grandiosos)! Sempre! Santo São Jorge (Guerreiro Maior e de Maior), Orixá Ogum (e Seus Oguns)! Sempre! Saravá (Ogunhê Meu Pai, Patakori Ogum)! Sempre! Salve (Viva, Ave)! Sempre! Malê! Sempre! Agradecimentos (Agradecidíssimo, Agradecido), Gratidões (Grato), Felizmente (Graças)! Sempre! Por tudo de: bom (bem), a mim! Sempre! Peço-Vos que eu tenha bons (ótimos, excelentes): poderes (forças, energias), saúdes (vitalidades, vigores), proteções (muitos e cada vez, melhores e maiores), a mim! Sempre! Amém! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir